Governo planeja repassar ao menos 20 parques nacionais para iniciativa privada

Governo planeja repassar ao menos 20 parques nacionais para iniciativa privada

Segundo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o modelo de concessão será ofertado a empresas privadas que tenham interesse em ofertar serviços e turismo nas regiões dos parques nacionais.

Atualmente, 334 parques estão sob administração do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, e todos serão revisados. O ministro afirma que parte destas unidades foram criadas sem critério técnico e por isso exigem revisão.

Salles explicou que é necessário diminuir a dependência das unidades de conservação do orçamento público. “Você pode fazer o discurso mais bonito do mundo sobre o meio ambiente, mas, se não dermos uma mais-valia econômica para as unidades de conservação, estaremos sempre a reboque do orçamento federal.”

Se bem executada, a medida tem a capacidade de atrair capital estrangeiro, tanto relacionado ao otimismo dos investidores ao ver ralos econômicos sendo fechados, como com o turismo em si, já que poderá proporcionar melhor infraestrutura para os parques brasileiros – o que o estado não consegue fazer.

A nível de curiosidade, o Brasil bateu seu recorde de turistas em 2017, com 6,5 milhões de visitantes. Miami, nos EUA, recebe 7 milhões. Sim, a cidade da Florida recebe mais turistas que o nosso país inteiro.

As informações são do Estadão.

Deixe um comentário

MENU