Origem do nome Serra da Canastra

Origem do nome Serra da Canastra

A Serra da Canastra é muito antiga. Os geólogos estimam que ela tenha mais ou menos 1 bilhão de anos e que teria surgido da colisão de duas grandes placas tectônicas– um movimento surgido do interior da Terra que teria feito as rochas se assentarem na superfície, da forma como as conhecemos ainda hoje. Mas, como a natureza tem seus caprichos, achou por bem dar à serra a forma que lembra um grande baú, que antigamente era chamado canastra, daí a origem do nome que batiza o nosso lugar.
Essas rochas, observadas em toda a geologia local, inclusive em seu entorno, ora formam chapadões imensos com altitudes que variam entre 1.100 e 1.496 metros de altitude, ora despencam em inclinações abruptas de onde sempre fluem lindas cachoeiras. A natureza caprichou para nós!

Ainda por cima, temos o privilégio de estarmos localizados no coração do Cerrado, um bioma tão importante quanto os seus vizinhos: Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Amazônia. O Cerrado é o berço das águas que abastecem boa parte da população brasileira.

fonte: livro um lugar chamado canastra.

 

Dicas, materias, guias, hospedagem: www.passeiosnaserradacanastra.com.br

Deixe um comentário

MENU